5 aprendizados do fundador do Alibaba, o maior e-commerce do Mundo

Jack Ma é dono do maior e-commerce do mundo, o Alibaba.

O empresário chinês de 50 anos começou seu império em 1999, mas antes foi recusado mais de 10 vezes em Harvard e em 30 entrevistas de emprego – inclusive para ser atendente do KFC.

Não se sabe como ninguém viu o grande talento dele para os negócios, mas os resultados comprovam seu sucesso pessoal:

• Jack Ma está entre as 25 pessoas mais ricas do mundo.

• No final de 2013, seu e-commerce movimentou mais de 250 bilhõesfechando o ano com 231 milhões de compradores, com uma média de 49 encomendas por consumidor.

Atualmente, o valor de mercado do seu e-commerce é maior do que grandes empresas como Visa e Facebook.

O “não” também abre portas

As infinitas negações tanto para estudar em Harvard ou trabalhar em corporações chinesas serviram para que ele não se abatesse diante das dificuldades do empreendedorismo. Ele ignorava as rejeições mesmo quando lhe diziam que a loja virtual não ia dar certo.

Muitos micro e pequenos empreendedores digitais, que estão começando abrir a sua loja virtual e seu próprio negóciona maioria das vezes sozinhossofrem pelo mesmo descrédito, principalmente em momentos de crise, em que teoricamente o consumo diminui.

Qualquer empreendedor que seu suor para abrir seu próprio negócio recebe algumas críticas e até conselhos pessimistas. É preciso blindar isso e confiar no seu próprio instinto.

Tenha sempre alguém como inspiração

Jack Ma sempre buscou inspiração nos filmes de Hollywood – seu ídolo é o personagem Forrest Gump. Por quê?

Pela história passar a mensagem de simplicidade, nunca desistir e sempre acreditar no que se está fazendoquer outras pessoas gostem ou não. Um dos primeiros passos para o empreendedor digital é buscar histórias e inspirações de empreendedorismo.

Elas ajudam a lidar com as dificuldades e com a ansiedade dos primeiros mesesquando aquela incerteza da loja dar certo ou não.

Formação técnica não é mais importante

O que vale é a grande ideia, segundo Jack Ma. Como criador das maiores empresas de tecnologia e comercio eletrônico do mundo, ele não entende nada de tecnologia e sequer buscou entender de programaçãomesmo quando sua empresa estava crescendo.

Ele, assim como os micros e pequenos empreendedores, se preocupou com o plano de negócios, logística e administração da empresa e deixou a parte tecnológica com quem entendia.

Sua falta de técnica para visualizar a programação, inclusive, dava o benefício de visualizar a interface e o sistema como consumidor.

Um bom nome é tudo

O nome verdadeiro de Jack Ma é Ma Yun, mas ele mudou porque um turista de Tenessee, Estados Unidos, disse que seu nome era muito difícil de pronunciar.

Essa preocupação é essencial para os empreendedores digitais. O nome da sua loja é o suficiente para gerar uma visão negativa ou positiva do negóciopor isso antes de batizar seu e-commerce, faça uma pesquisa e busque sempre a simplicidade.

Se preocupe com a qualidade de vida

Jack Ma não esconde sua preocupação com a qualidade de vida de sua empresa e seus funcionários. Por este motivo, ele incluiu a prática e filosofia da arte marcial Tai Chi dentro da empresa para manter a vida profissional e pessoal de seus funcionários equilibrada.

 

Localização

RJ

Av. das Américas, 16400
Recreio dos Bandeirantes - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22640-100

 

Contato

21 99494-8998

 

Newsletters

Assine e receba as últimas atualizações, notícias, e muito mais ...
 

Zircon - This is a contributing Drupal Theme
Design by WeebPal.